O Método CNS é REALMENTE interativo. O que significa isso e o que envolve?
Internet Informática é a primeira escola de cursos do centro-oeste a adotar o Método CNS.
O Método CNS é inovador no sentido de que mantém a concentração do aluno durante todo o tempo, uma vez que, através da leitura essencial ele é compelido a prestar atenção nas explicações e exemplos (as narrações são limitadas a breves explicações). Desde o primeiro momento do curso o aluno trabalha com o computador de forma prática utilizando o programa sobre o qual está estudando. As narrações que estão sendo acrescentadas ao sistema CNS visam dar dicas, exemplos rápidos, chamar a atenção para um ponto específico, etc.
Utilizando o método, muitos alunos no decorrer de alguns meses percebem que sua capacidade de se concentrar aumenta assim como também sua habilidade de leitura e compreensão de textos. Desse modo, o Método CNS se torna uma grande ajuda para o aluno até mesmo em outras áreas, como na escola, no trabalho e na vida pessoal.
Um grande diferencial do Método CNS é que o aluno não fica preso muito tempo dentro de um Simulador (programa que imita a aparência e algumas funções de um outro), uma vez que o aluno precisa de liberdade para aprender. (Aprender: Tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em conseqüência de estudo, observação, experiência, experimento, advertência, etc. – Dicionário Aurélio).
Num programa apenas simulado o aluno é obrigado a aprender apenas aquilo que está programado para ele fazer, não podendo testar outras funções do programa; fazer tentativas acertando e errando faz parte do caminho para o aprendizado.
O simulador CNS mantém o aluno dentro dele apenas o tempo suficiente para ensinar-lhe uma tarefa. Após isso, o aluno é liberado para poder aprender de forma realmente interativa, ou seja, ele passa a interatuar constantemente com o programa que está estudando. Por isso, defendemos que o Método CNS é REALMENTE interativo (Interativo: relativo a sistemas ou procedimentos computacionais, programas, etc. em que o usuário pode (e, por vezes, necessita) continuamente intervir e controlar o curso das atividades do computador, fornecendo novas entradas (de dados ou comandos) à medida que observa os efeitos das anteriores. – Dicionário Aurélio).
Com o Método CNS o aluno interage realmente com o programa sobre o qual está aprendendo, já que pode intervir e controlar as atividades propostas estudando e experimentando outras ações além das que estão obviamente programadas. O aluno também é incentivado a não ter receio de fazer isso, pois a qualquer momento pode recorrer à ajuda do professor que o auxiliará a retornar ao seguimento normal do curso, se necessário.
Nunca é demais enfatizar que o Método CNS não visa substituir o professor na sala de aula. Antes, é uma excelente ferramenta que poderá ser utilizada com muita eficácia pelo professor bem treinado. Usando essa ferramenta, o professor terá seu tempo gasto em dar aula reduzido em torno de 80% ou mais. Esse tempo ganho pode ser convertido em assistir (acompanhar, auxiliar, ajudar) alunos que, porventura, tenham mais dificuldade.
Pode também usar esse tempo extra para criar idéias que motivem seus alunos, criar exercícios adicionais para determinados casos, dar dicas de como realizar tarefas de forma mais prática, incentivar o hábito da leitura que é tão importante para o aprendizado, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário